Wednesday, July 26, 2006

O Que é a Homeopatia Clássica ?



O que é a Homeopatia?

Homeopatia é um sistema natural de medicina que dá alívio e cura a milhões de pessoas em praticamente todos os países do mundo. É uma terapia baseada na prática de tratar "igual com igual". O nome Homeopatia e derivado do Grego "homoios" que significa "igual ou similar". Homeopatia está relacionada com o tratamento da pessoa inteira como um todo, ao contrário de tratar as doenças ou os sintomas isoladamente. Por esta razão várias pessoas com a mesma doença podem ter que ser tratadas com remédios diferentes.
É a Homeopatia uma nova terapia?
Homeopatia é um sistema de saúde bem estabelecido em todo o mundo, apesar de serem poucas as pessoas que estão bem informadas acerca de como funciona. Conhecida já na Grécia antiga duma forma rudimentar, foi na época moderna introduzida pelo brilhantíssimo médico Alemão Dr. Samuel Hahnemann no início do século dezanove.
Impressionado e desanimado pelos métodos bárbaros usados pela medicina naquela época, o Dr. Hahnemann procurou uma forma alternativa de medicina mais natural e mais humana. Nas suas experiências ele começou por tomar doses massivas de Cinchona que era uma droga usada para o tratamento da Malária. Para sua surpresa ele descobriu que tomando Cinchona ele contraía sintomas idênticos aos que apresentavam os doentes com Malária.
A partir desta observação ele desenvolveu o principio básico da Homeopatia tal como hoje a conhecemos.
A Homeopatia é hoje considerada e bem aceite como uma forma alternativa de tratamento completamente sem efeitos secundários e cujos resultados podem ser considerados surpreendentes.



Como funciona a Homeopatia?

Homeopatia é uma forma de tratamento e saúde, no qual os remédios estimulam e encorajam as defesas normais do organismo, para recuperarem duma forma natural, sem necessidade de recorrer a medicamentos perigosíssimos, que por vezes além de nem curarem nada, ainda acabam por provocar mais distúrbios no doente, do que aqueles que ele inicialmente apresentava.
O princípio da Homeopatia em tratar"Igual com igual" é baseado em tratar uma doença com uma substância que produz numa pessoa saudável sintomas semelhantes aos que a pessoa doente apresenta. Medicina convencional ou Allopatia, acredita que o sintoma é a doença, enquanto a Homeopatia vê o sintoma como uma reação natural do organismo para curar a doençaPor exemplo "Ipecacuanha", (extraído da raiz desta planta), se tomada por uma pessoa saudável, causará vómitos, mas se for tomada por uma pessoa doente em doses ultra-diluídas e potentizadas, irá curar o vómito.Os remédios Homeopáticos contêm quantidades muito reduzidas das substâncias originais e são chamados "Potencias", sendo preparadas duma forma especial. Essas grandes diluições e potentizações não só aumentam o seu poder curativo como evitam completamente os efeitos secundários.



A Homeopatia tem algum risco?

Não, Homeopatia não tem absolutamente nenhum efeito secundário ou risco e também não provoca habituação alguma.
Como são os remédios Homeopáticos?
Os remédios Homeopáticos são idênticos a qualquer outro remédio, apesar de serem preparados duma forma bem diferente.
Existem no mercado mais de 2.000 remédios Homeopáticos e eles são geralmente apresentados sob a forma de grânulos, tabletes e líquidos. São todos preparados em modernos laboratórios, em condições da mais completa higiene e com muito elevada qualidade.
Estes remédios são feitos a partir de substâncias puras derivadas dos reinos Vegetal, Animal e Mineral que são listadas nas farmacopeias de quase todos os países modernos.



Como devo tomar estes remédios?

Os grânulos devem ser diluídos na boca ou debaixo da língua de preferência, sem que pelo menos 20 minutos antes e 20 minutos depois se coloque na boca qualquer outra substância, como comida, tabaco ou em especial substâncias com paladar intenso.
De notar que substâncias como o Café, Chá Mentol, Eucalipto e Cânfora podem ser antídotos e anular a ação dos remédios Homeopáticos, Por essa razão devem ser evitados enquanto durar o tratamento homeopático.
A "Cânfora" em especial, que também é usada como remédio homeopático, é antídoto de quase todos os outros remédios, devendo por isso estar sempre bem longe do lugar onde se guardam os outros remédios, visto que os seus vapores são suficientemente fortes para anular os efeitos deles.
A frequência e a dose com que devem ser tomados deve ser estipulada pelo seu Homeopata. As potências são marcadas nas embalagens dos remédios por números e letras colocados a seguir aos nomes. Por exemplo: Arnica 6x, Cantharis 30x ou Kali C. 12c. Deve-se abandonar o tratamento logo que os sintomas tenham desaparecido completamente.
Uma alimentação saudável e cuidadosa, exercício e um descanso de sono adequado são ajudas que devem ser tomadas em consideração em qualquer tratamento Homeopático.
Deve-se evitar tocar nos remédios com as mãos ou mesmo colocá-los fora da sua embalagem. Evitar a exposição á luz e a campos magnéticos intensos, como os provenientes de aparelhos eléctricos, electrónicos, transformadores e outros.
Conservar os remédios em lugar fresco e seco. Estes remédios em geral mantêm durante muitos anos as suas maravilhosas propriedades curativas.